segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Volkswagen Golf

Volkswagen Golf

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Volkswagen Golf
VW Golf VI.jpg
VW Golf GT rear.JPG
Nome(s)
alternativo(s):
Volkswagen Rabbit
Construtor:Volkswagen e Magna Steyr daÁustria
Produção:1974– presente
Classe:Classe C
Tipo de Carroçaria:2 volumes
Layout:FF / AWD
Motor:1.3
1.4
1.6 Diesel
1.9 TDI
1.9 Blue Motion
2.0 (Europa)
2.0 Mi
2.0 Mi Turbo
2.0 Mi 16v
2.5 FSi(Jetta)
2.8 Mi VR6
3.2 Mi VR6
Caixa de velocidades:Manual 5 vel./Automática 6 Vel.
Distância entre os eixos (mm):2580 mm (geração atual)
Consumo:entre 4.5- 10.0 (Combinado)
Modelos relacionados:Volkswagen Jetta, Volkswagen Passat, Volkswagen New Beetle
Modelos similares:Ford Focus
Opel Astra
Peugeot 308
Renault Mégane
Fiat Bravo
Seat Leon
Toyota Auris
Hyundai i30

Volkswagen Golf é um automóvel fabricado pela Volkswagen. Foi lançado no mercado europeu em 1974 e no mercado brasileiro em 1995, quando já estava na sua terceira geração.

O Golf é, atualmente, o carro de maior sucesso e vendas na história da Volkswagen, superando até o mítico Volkswagen Fusca/Volkswagen Carocha, carro que substituiu na Europa a partir da década de 70. O Golf passou por várias reestilizações e, na Europa, está em sua sexta geração. No Brasil, a quinta geração nunca esteve disponível. Porém, foi lançada uma reestilização da quarta, cujo modelo GTi foi o carro mais potente em produção no país, com 193cv. Ele saiu de linha em 12 de fevereiro de 2009, devido as baixas vendas. [1]

Índice

[esconder]

[editar]O nome

O nome Golf é alusivo ao desporto, como o carro, que sugere não somente a desportividade, mas também o requinte. os primeiros GTi tinham motor 1.6 8v com 110cv.

[editar]Segunda Geração

Após o sucesso inicial do Golf no mercado europeu, veio a segunda geração na década de 80. Dotada de injecção electrónica Bosch K-Jetronic (CIS), não demorou até aparecer o primeiro GTi. Com motor 1.8 16v, o carro desenvolvia 139 cv na versão europeia e 129 no mercado norte-americano.

[editar]Terceira Geração

A terceira geração foi lançada em 1991. No Brasil, foram comercializados os modelos GLX (2.0) e GL (1.8), além do GTi (2.0 8v dotado de fluxo cruzado de admissão) e o VR6 2.8. O GTi 2.0 16v não foi vendido no país. Na Europa, para além dos motores diesel, era possível encontrar também um motor 1.4, um 1.6 GT com cerca de 100 cv e um 1.8 GTi.

[editar]Quarta Geração

O Golf sofreu mais uma metamorfose chegando a sua quarta geração em 1998, com motores 1.6 (101cv, EA113 também conhecido com SR), 2.0 (116cv), 1.8 Turbo (150cv), 2.8 VR6 (201cv) e 3.2 VR6 (240cv). Em 2002 a quarta geraçao passou por pequenas mudanças, os repetidores do pisca laterais tornaram-se transparentes (antes eram âmbar), a versão GTi passou a contar com um motor 1.8 Turbo com 180cv e no Brasil o motor 1.6 EA113 foi substituido pelo 1.6 EA111, dotado de acelerador eletrônico E-Gas. Em 2007 antes da reestilização o Golf IV original recebeu a tecnologia bicombustivel TotalFlex na versão 1.6. Mais conhecida como Golf 4 e 1/2, a atual geração comercializada no Brasil foi lançada em 2007 com motores 1.6 TotalFlex (101cv e 104cv), 2.0 (116cv), que em 2008 também recebeu a tecnologia TotalFlex (passando a contar com 116cv e 120cv). A versão GTi (equipada com um propulsor 1.8 Turbo de 193cv) deixou de ser produzida e comercializada no Brasil em 2009.

[editar]Quinta Geração

Na Europa, já está em produção a quinta geração, lançada ao fim de 2003. Conta com inovações como injecção directa de combustível, designada por FSI. Essa geração não foi comercializada no Brasil. Em Portugal já são comercializados com esta tecnologia o 1.4 GT de 170 cv e o 1.4 de 140 cv.

[editar]Sexta Geração

Disponivel em Portugal desde Outubro de 2008 o novo Golf apresenta-se atraente com uma frente mais desportiva e actual.

CONFORTO

Os níveis de insonorização e de conforto acústico superam todas as barreiras da classe. A aparência e a disposição dos materiais, bem como os detalhes como o alumínio escovado, a instrumentação circular e o volante derivados do Passat CC, deixam a impressão de que se está a bordo de um modelo do segmento superior.

SEGURANÇA

Os sistemas de assistência à condução, como o Controlo de Distância Automático (ACC), o chassis adaptativo (DCC) e a função de estacionamento automático (“Park Assist”), trazem para a a classe do Golf um valor acrescido. Em complemento, o novo Golf apresenta um nível máximo de protecção dos seus ocupantes: um novo dispositivo de controlo de estabilidade (ESP), com uma resposta mais precisa em todo o seu campo de acção; sete airbags (incluindo airbags para os joelhos); apoios de cabeça especiais (WOKS) que funcionam para contrariar o efeito de chicote; sistema de detecção de cinto de segurança nos lugares traseiros; luzes de presença diurnas. Na segurança passiva, o Golf VI estreia um novo sensor de detecção da severidade do embate. Localizado a meio do habitáculo, este sensor avalia e “sente” sinais de desaceleração de baixa frequência. Adicionalmente, acelerómetros especiais medem a frequência dos componentes numa faixa mais “audível”, sinais esses que são gerados quando as estruturas na zona dianteira do veículo começam a deformar-se. Esses sinais, ou “ondas sonoras” propagam-se muito rapidamente pelo veículo e permitem que o sistema avalie rápida e eficazmente a severidade da colisão, fazendo actuar os airbags e os pré-tensores dos cintos de segurança de acordo com os padrões da colisão.

MOTORES

A grande novidade no que diz respeito aos motores é o lançamento com esta VI geração dos motores common rail (os antigos eram bomba injectora). Todos os motores a gasolina e Diesel cumprem os requisitos da futura norma de controlo de emissões Euro 5.

DIESEL

No lançamento estão disponíveis dois motores 2.0 TDi de 110 e 140 CV (posteriormento o GTD com 170cv), ambos equipados com filtro de partículas (DPF). Os novos TDI são muito económicos. O motor de 110 CV contenta-se com uns 4,5 litros de gasóleo por cada 100 km (apenas 119 g/km de emissões de CO2), o que representa uma redução de 0,6 litros no consumo de combustível! Mesmo o motor de 140 CV necessita somente de 4,9 litros de gasóleo (129 g/km de CO2), reduzindo também em 0,6 litros o consumo de combustível face à anterior geração. A tecnologia common rail dos novos TDi do Golf VI, é de terceira geração. O sistema atinge pressões até 1800 bar e cada injector, do tipo piezo, conta com oito atomizadores. Os cristais piezo assistidos hidraulicamente injectam combustível em fracções de segundo.

GASOLINA

Na fase de lançamento, a nova gama Golf tem três opções de motores a gasolina, com 80, 122 e 160 CV. Os motores a partir de 122 CV são da gama TSi, com sobrealimentação dupla ou apenas com turbocompressor. Estes motores a gasolina são também pioneiros no que respeita à economia de combustível. O motor de 80 CV de acesso à gama, consome apenas 6,4 litros/100 km (149 g/km CO2), ou seja, menos 0,5 litros do que o seu antecessor. Os motores TSi também constituem exemplos de eficiência na economia de combustível: com 122 CV, o Golf 1.4 TSi consome somente 6,2 litros/100 km (144 g/km CO2), o que representa uma poupança de 0,1 litros. O motor 1.4 TSi de 122 CV, com turbocompressor e intercooler, desenvolve um binário máximo de 220 Nm, disponível logo desde as 1250 rpm. O binário específico deste motor atinge o excelente valor de 144 Nm por litro, entre as 5000 e as 6400 rpm, o que contribui decisivamente para a economia de combustível. Mesmo o mais potente 1.4 TSi de 160 CV não ultrapassa um consumo de 6,3 litros aos 100 km, o que equivale a uma diminuição de 1,5 litros em comparação com o anterior TSi de 170 CV.

[editar]Outras versões

A Volkswagen também produz a versao 3.2 VR6 aspirada do Golf, o conhecido R32. Comercializado apenas na Europa e Estados Unidos, o carro conta com 240 cv, motor 3.2 litros de 6 cilindros em V de ângulo estreito e tração 4x4 integral, a mesma utilizada pela Audi.

O Jetta, modelo derivado do Golf I, foi designado na geração seguinte de Vento é depois designado de Bora (na Europa), que era a sua nomenclatura original. É no fundo um Golf de três volumes, isto é, distingue-se claramente a frente, o habitáculo e a mala. Neste modelo a estética frontal e traseira são distintas, mas a plataforma é a mesma.

A Volkswagen apresentou na China o Golf geração IV reestilizado. Com o nome de Bora HS, o modelo ganhou vincos no capô, que passam pela grade dianteira, pára-choque e entrada de ar, formando o V que se tornou uma identidade mundial da marca. Na traseira, as lanternas ganharam elementos circulares e o pára-choque foi redesenhado.

No Brasil, a reestilização apresentada em 2007 seguiu estilo próprio, diferente do alemão e do chinês, mantendo a plataforma da geração IV por questões de custo. Com 193 cv, o GTi foi o carro mais potente fabricado e vendido no Brasil.

A VW lançou recentemente um modelo desportivo de série limitada, derivado do GTi, que é o Golf GTi 30th Edition, dotado de 230cv e algumas alterações estéticas em relação ao mítico GTi.

[editar]Motor

Os motores diesel Volkswagen, que sempre foram conhecidos e apreciados por serem robustos e económicos, apareceram logo com a primeira versão do Golf, primeiro com 1500cc de capacidade e 50cv e mais tarde com 1600cc e 54cv, tendo este ultimo uma versão turbo com 70cv, o primeiro GTD, com muitas semelhanças ao já existente GTi. Este motor 1600cc passou para a geração seguinte Mk2 sem mudanças significativas, tendo sido apenas acrescentada uma versão gtd com maior pressão no turbo que produzia cerca de 82cv. Mais tarde, com a geração Mk3, os 1600cc foram abandonados e instalados motores 1900cc mais modernos e potentes, muito semelhantes aos 1900cc TDi que são instalados hoje em dia na geração Mk5.

Hoje o Golf usa o propulsor EA111 1.6 8V de 101/104cv e 2.0 8V de 116/120cv ou com a caixa manual MQ200 (refinada para os padrões brasileiros) ou com o câmbio automático Tiptronic de 6 marchas.

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