segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Fiat 147

Fiat 147

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fiat 147
Fiat 147
Construtor:Fiat
Produção:1976 - 1986
Sucessor:Fiat Uno
Classe:Compacto Monovolume
Tipo de Carroçaria:Hatchback
Motor:1.05
1.3
Caixa de velocidades:4 e 5 Marchas
Comprimento (mm):3627 mm (76-80)
3745 mm (80-86)
Largura (mm):1545 mm
Altura (mm):1359 mm
Peso bruto (kg):796 kg (76-80)
810 kg (80-86)
Modelos relacionados:Fiat Oggi
Fiat Panorama
Fiat Spazio
Fiat 147 Fiorino
Fiat 147 Pick-Up
Modelos similares:Fiat Uno

O Fiat 147 foi um modelo de automóvel produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986. Baseado no 127 italiano, o 147 marcou seu pioneirismo em várias formas:

  • Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcando o início das operações da fábrica deBetim, Minas Gerais;
  • Primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro;
  • Primeiro carro no Brasil com coluna articulada;
  • Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo;
  • O menor carro a diesel da época, sendo vendido na Argentina;
  • Primeiro carro com todas as "variantes": hatch, sedan, perua, furgão e pick-up;
  • Primeiro carro com o estepe junto ao compartimento do motor, ou seja embaixo do capô dianteiro;
  • Primeiro carro de pequeno porte com suspensão independente traseira.

Em seus dez anos de produção, o Fiat 147 passou por duas reestilizações, sem grandes mudanças na carroceria. A versão de início foi chamada Brio. Na primeira reestilização, ganhou uma frente mais baixa, no estilo que a marca chamou "Europa", em 1980, e mais tarde, em 1983, a segunda,chamada Spazio, incorporando para-choques de plástico e estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Uno.

Teve uma versão picape, lançado em 1978, a princípio chamado de Fiat 147 Pick-up. Em 1982, ganhou plataforma igual a da Panorama e passou a se chamar Fiorino. Na mesma época, foi lançado a versão furgão, que é produzido até hoje, na plataforma do Uno. A peruaPanorama, foi lançada em 1982 e a versão sedã, (Oggi), em 1983. Teve a sua versão de luxo, o Spazio. Essas três versões tiveram vida curta (apenas até 1985). A versão Hatchback do 147 saiu de linha no Brasil em 1986, e o ferramental de produção foi transferido para a Argentina, onde foi montado até 1996. As versões pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela plataforme do Uno em 1988.

Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1978.

Na Epoca seu unico concorrente era o VW Fusca que mesmo sendo o mais querido do país, não representava perigo ao Fiat 147 que tinha um desempenho e consumo melhor do que o concorrente Fusca, porém sua mecanica era um pouco mais complicada, exigindo um pouco mais de conhecimentos mecanicos para lidar com esse motor Italiano. Porém mesmo algumas pessoas ainda pensam que sua mecânica era problematica! Oque não vêm ao caso, pois seu motor era tão resistente quanto o do seu concorrente Fusca, porém seu cambio dava trabalho para encontrar as marchas em suas primeiras versões, problema da qual foi solucionado pela FIAT DO BRASIL apartir dos modelos de 1979. "Odiado por uns" e "Querido por outros" o fato é que o FIAT 147 foi uma evolução do setor automotivo da época, evolução da qual é marca registrada da FIAT, sempre trazendo evoluções ao setor autom

Nenhum comentário:

Postar um comentário